terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vancouver Public Library - II

VPL é palco de festas de casamento em finais de semana
Logo que cheguei em Vancouver passei a frequentar assiduamente a Biblioteca Pública. Como não tinha computador, usava os da VPL para acessar a internet. Passando horas por semana no local, comecei a observar as gentes. Muitos ali, como eu, também faziam do lugar um refúgio, e logo percebi que alguns rostos se repetiam.

Como o mendigo extremamente fedorento que sentava imóvel em uma das poltronas do segundo andar por horas, só pra escapar do frio e da chuva lá de fora. Ou o negro grande e barbudo e sorridente, que, levando as mãos acima da cabeça, batia palmas silenciosas ritmadas assistindo a vídeos musicais. As chinesas estudando inglês desesperadamente. Tem um outro cara, meio mendigo também, que coloca a mochila e o casaco na mesa do computador e sai pra telefonar. E fica sempre gritando no telefone, como se estivesse tratando de um assunto da maior urgência. Tenho minhas dúvidas se tem alguém do outro lado da linha.

Outro dia, esse cara, de uns desgastados quarenta e poucos anos, estava lá no seu telefonema quando um rapaz, do tipo faço academia e tenho orgulho do meu corpo tanto que uso uma camiseta que mostra o resultado da minha dedicação, viu que o único assento vago era o tal em que o outro deixava sua mochila e jaqueta. Ele lentamente começou a remover os objetos. Pra que? O tio do telefone veio correndo (a situação agora era mais urgente que a ligação) gritando.
- Não toca nas minhas coisas! O que tu está fazendo?!
- Não, é que....
- Está roubando a minha mochila?! Hey, ele está roubando a minha mochila!
Foi aí que o fortão, até então aparentemente tranquilo, resolveu reagir, afinal de contas de que adianta gastar tantas horas na musculação se não for pra tirar vantagem disso um dia?
Bem mais alto e jovem que o telefonador, o rapaz foi pra cima do outro, e quase encostando peitos e narizes, trocaram algumas frases amáveis, como: I'm gonna rip your fucking head off, mutherfucker!
(Vou arrancar tua cabeça fora, filho da puta!). Como se isso não fosse ameaça suficiente, também resolveu revelar informações sobre seus antecedentes criminais, dando o nome da penitenciária em que cumprira pena recentemente, ao que o outro respondeu que conhecia.
Nisso, apareceu um segurança da Biblioteca, ainda menor que os outros dois, tentando acalmar os ânimos da rapaziada. Como duas crianças, os dois beligerantes passaram a trocar acusações se dirigindo ao segurança, que, posso jurar, estava se controlando para não rir. Do mais forte, surgiu então a proposta de continuar a discussão fora do recinto:
- Let's go outside!
O outro:
- Ok, vamos. Só deixa eu terminar minha chamada.
E o segurança, pro jovem: 
- Acha mesmo que vale a pena? Seriously?
E pediu para o mais velho se retirar, o que fez prontamente, mas sem parar de resmungar. Vagou então uma cadeira do meu lado, em que o forte sentou, bufando. A biblioteca nunca ficou tão silenciosa.
Depois de uns dois ou três minutos (em que as estudantes chinesas aproveitaram para juntar suas coisas e fugir), ele deu um soco na mesa, se levantou e saiu correndo para fora da Vancouver Public Library. 
Nunca soube o que aconteceu lá fora...
Na escadaria da VPL, campanha sobre a violência de gangues

Nenhum comentário:

Postar um comentário