sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ainda no avião

Eu sempre penso que andar de aviao e' bom. Mas acho que apenas porque contraponho a quilometragem coberta pelo aviao ao tempo que levaria para cobrir a mesma distancia de onibus (esse sim uma das provas concretas do poder do demonio). E ai' quando entro no aviao a fantasia da lugar 'a realidade: horas enfiado num assento que nao permite movimentos corporais muito criativos, limitando a pessoa a exercitar apenas as palpebras, a ponta dos dedos e as orelhas (uma vantagem para aqueles bizarros que sabem mexer as orelhas); criancas chorando na poltrona de tras; zumbido nos ouvidos; enjoo; turbulencia; criancas chorando na poltrona da frente.

E foi justamente com a ponta dos dedos que operei uma das melhores distracoes do voo de mais de 10 horas de Sao Paulo aToronto (e depois em mais outro de 4,5 horas de Toronto a Vancouver). Em uma tela sensivel ao toque, podia escolher (em ingles ou frances) programacoes de filmes, musica, documentarios, noticias e acompanhar ao vivo o trajeto do voo num mapa. Entre os filmes, por exemplo, era possivel escolher entre hollywood, canadenses, infantis, alternativos, classicos, etc. Havia Stanley Kubrick, Woody Allen, Chaplin e outros. Essa programacao interativa so era interrompida pelos anuncios da tripulacao (que iam desde horario do jantar ateh pedidos de apertar o cinto por causa da turbulencia). Isso sempre precedido por um sinal sonoro repetido.

Comecei a ver alguns (como o oscarizado Cisne negro), sem terminar, interrompido pelo sono que aparecia aleatoriamente. Entre as musicas, selecionei Frank Sinatra, tambem bom para dormir. E dormi. Todo torto, mas dormi. E acordei com o bip do capitao tocando insistentemente nos meus ouvidos. Abri lentamente os olhos ("ja chegamos?") e tive uma dasagradavel surpresa: letras garrafais piscavam em um fundo vermelho: "COMPUTER MALFUNCTION - COMPUTER MALFUNCTION". Pronto, pensei, ja era. C`est fini. E dois segundos depois ja havia me convertido ao budismo, ao judaismo, ao espiritismo e ja estava prestes a virar um fervoroso catolico apostolico romano e garantir meu lugar no ceu quando, ao final do terceiro segundo, me dei conta de que adormecera assistidno a 2001 - Uma odisseia no espaco. Dã pra mim.

2 comentários:

  1. essas tvs individuais sao a unica coisa que fazem a gente aguentar tantas horas de voo; distraçao pra todas as idades! eu, por exemplo, me deliciei com toy story 3 no ultimo voo de longa distancia, foi minha unica diversao durante o curso intensivo de como enrijecer todos os musculos do corpo em 10 horas!
    Nidia

    ResponderExcluir
  2. Pior que tinha Toy Story 3 tambem, mas fiquei com preguica de ver, ai escolhi 2001, que nao preciso prestar muita atencao mesmo...

    ResponderExcluir